Governo atualiza lideranças comunitárias sobre investimentos em andamento no Bracuí
Uma comitiva de secretários municipais esteve no bairro do Bracuí nessa terça-feira (14), a pedido do prefeito Cláudio Ferreti, para conversar com líderes comunitários e os atualizar sobre as obras que estão em andamento e as que estão previstas para a região. Essas intervenções vão impactar positivamente na qualidade de vida de milhares de moradores.
O secretário de Infraestrutura, Alan Bernardo, explicou às lideranças que o enrocamento do rio Bracuí foi paralisado pela Justiça Federal, mas que a prefeitura vem fazendo o possível para que a decisão seja revertida. Uma audiência de conciliação está marcada para a próxima semana. O muro de pedra, que terá 13 km quando concluído, somando as duas margens, é de extrema necessidade para proteger as casas de graves alagamentos, como o ocorrido em dezembro de 2023.
O secretário ainda repassou informações sobre o desassoreamento do rio que vai continuar até o final de março. Ele tranquilizou os moradores a respeito da passarela para pedestres que será construída paralela a ponte do Rio Bracuí. Essa obra já está licitada e só falta resolver um imbróglio relacionado à licença ambiental para ser iniciada.
- Essa conversa de hoje foi importante para demonstrarmos todos os investimentos que foram feitos aqui no Bracuí, os que estão acontecendo e os que vão acontecer. Foram construídas pontes, redes de drenagens, pavimentações, estamos mexendo na calha do rio. Temos também a nova passarela que garantirá mais segurança para as crianças que vão para a escola e vai melhorar o acesso dos moradores que precisam trafegar por aquela região – frisou o secretário de Infraestrutura.
Alan Bernardo também afirmou que em breve entrará em licitação a drenagem e pavimentação de mais 70 ruas na região. Ele ainda comentou sobre a retomada das obras da Escola Morada do Bracuhy, que terá capacidade para atender a 360 alunos por turno.
O ex-presidente do Saae e atual secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Larrosa, e o atual presidente do Saae, Marc Olichon, passaram às lideranças comunitárias atualizações sobre a questão da água. Desde as fortes chuvas de dezembro de 2023, com as dragas trabalhando durante o dia no desassoreamento do rio, a captação da água passou a acontecer à noite e aos finais de semana.
Em breve esse e outros problemas no abastecimento de água na região estarão resolvidos. O Saae está construindo uma estação de tratamento de água (ETA), que terá a capacidade para tratar 30 litros por segundo. A nova ETA contará com um sistema completo de tratamento de água, incluindo processos de mistura rápida, mistura lenta, sedimentação e filtração. Após o tratamento, a água será direcionada para um reservatório que ampliará a capacidade de reserva da região, de 90 mil para 800 mil litros. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 45 dias.
- Além da nova ETA, vamos instalar um gerador na casa de bomba para que, quando ocorra a falta de luz, não falte água aqui no Bracuí. Ela vai ser instalada antes do Carnaval – completou o atual presidente do Saae.
Os líderes comunitários puderam esclarecer todas as suas dúvidas e saíram do encontro com a certeza de que o governo vem trabalhando para garantir melhor qualidade de vida para a população.
- Os moradores estão nos cobrando a respeito da qualidade da água e hoje vim buscar informações sobre isso. Acompanhamos os secretários e posso dizer que a obra para a melhoria no abastecimento de água está sendo feita. Sabemos que o trabalho está sendo realizado com muito amor e carinho e com todo o respeito que o morador do 4º distrito merece – afirmou Cristiane Maria Dias da Silva, presidente da Associação de Moradores do Condomínio Morada do Bracuhy.
A conversa com os líderes comunitários e a vistoria na obra da ETA também foram acompanhadas pelos vereadores Jorginho Brum, presidente da Câmara Municipal, e Nilsinho; pelo secretário-executivo de Serviço Público, Ricardo Ferreira, e pelo superintendente de Agricultura, Branco.
Fonte e fotografias: Prefeitura de Angra dos Reis