Notícias

icon

Governo atualiza lideranças comunitárias sobre investimentos em andamento no Bracuí

image description
image description
image description
image description
image description
image description
Uma comitiva de secretários municipais esteve no bairro do Bracuí nessa terça-feira (14), a pedido do prefeito Cláudio Ferreti, para conversar com líderes comunitários e os atualizar sobre as obras que estão em andamento e as que estão previstas para a região. Essas intervenções vão impactar positivamente na qualidade de vida de milhares de moradores.

O secretário de Infraestrutura, Alan Bernardo, explicou às lideranças que o enrocamento do rio Bracuí foi paralisado pela Justiça Federal, mas que a prefeitura vem fazendo o possível para que a decisão seja revertida. Uma audiência de conciliação está marcada para a próxima semana. O muro de pedra, que terá 13 km quando concluído, somando as duas margens, é de extrema necessidade para proteger as casas de graves alagamentos, como o ocorrido em dezembro de 2023.

O secretário ainda repassou informações sobre o desassoreamento do rio que vai continuar até o final de março. Ele tranquilizou os moradores a respeito da passarela para pedestres que será construída paralela a ponte do Rio Bracuí. Essa obra já está licitada e só falta resolver um imbróglio relacionado à licença ambiental para ser iniciada.

- Essa conversa de hoje foi importante para demonstrarmos todos os investimentos que foram feitos aqui no Bracuí, os que estão acontecendo e os que vão acontecer. Foram construídas pontes, redes de drenagens, pavimentações, estamos mexendo na calha do rio. Temos também a nova passarela que garantirá mais segurança para as crianças que vão para a escola e vai melhorar o acesso dos moradores que precisam trafegar por aquela região – frisou o secretário de Infraestrutura.

Alan Bernardo também afirmou que em breve entrará em licitação a drenagem e pavimentação de mais 70 ruas na região. Ele ainda comentou sobre a retomada das obras da Escola Morada do Bracuhy, que terá capacidade para atender a 360 alunos por turno.

O ex-presidente do Saae e atual secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Larrosa, e o atual presidente do Saae, Marc Olichon, passaram às lideranças comunitárias atualizações sobre a questão da água. Desde as fortes chuvas de dezembro de 2023, com as dragas trabalhando durante o dia no desassoreamento do rio, a captação da água passou a acontecer à noite e aos finais de semana.

Em breve esse e outros problemas no abastecimento de água na região estarão resolvidos. O Saae está construindo uma estação de tratamento de água (ETA), que terá a capacidade para tratar 30 litros por segundo. A nova ETA contará com um sistema completo de tratamento de água, incluindo processos de mistura rápida, mistura lenta, sedimentação e filtração. Após o tratamento, a água será direcionada para um reservatório que ampliará a capacidade de reserva da região, de 90 mil para 800 mil litros. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 45 dias.

- Além da nova ETA, vamos instalar um gerador na casa de bomba para que, quando ocorra a falta de luz, não falte água aqui no Bracuí. Ela vai ser instalada antes do Carnaval – completou o atual presidente do Saae.

Os líderes comunitários puderam esclarecer todas as suas dúvidas e saíram do encontro com a certeza de que o governo vem trabalhando para garantir melhor qualidade de vida para a população.

- Os moradores estão nos cobrando a respeito da qualidade da água e hoje vim buscar informações sobre isso. Acompanhamos os secretários e posso dizer que a obra para a melhoria no abastecimento de água está sendo feita. Sabemos que o trabalho está sendo realizado com muito amor e carinho e com todo o respeito que o morador do 4º distrito merece – afirmou Cristiane Maria Dias da Silva, presidente da Associação de Moradores do Condomínio Morada do Bracuhy.

A conversa com os líderes comunitários e a vistoria na obra da ETA também foram acompanhadas pelos vereadores Jorginho Brum, presidente da Câmara Municipal, e Nilsinho; pelo secretário-executivo de Serviço Público, Ricardo Ferreira, e pelo superintendente de Agricultura, Branco.

Fonte e fotografias: Prefeitura de Angra dos Reis